terça-feira, 20 de setembro de 2011

FANTÁSTICO 18/09/2011




O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento (curso) é avaliada é trienal.


Vocês viram no Fantástico, a matéria sobre os erros dos enfermeiros em várias partes do Brasil. Enfermeiros são aqueles profissionais com nível superior, os outros são técnicos ou auxiliares de enfermagem. Em nenhum momento foram mostradas as escolas onde esses profissionais se formaram e o por que de tantos erros?

 Numa análise mais profunda da matéria, pode-se observar que a intenção do programa era mostrar uma cidade e uma escola, já escolhidas, para dar motivo ao que estava sendo divulgado. Em nenhum momento mostraram faculdades das grandes cidades brasileiras, reprovadas pelo ENADE nas provas feitas para avaliação dos cursos .

Sem querer defender a FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO, acho que há algo por trás dessa reportagem. Por que em nenhum momento citaram outras Faculdades que têm cursos superiores de enfermagem e nem divulgaram as notas obtidas por esses cursos em todo o Brasil.

 Em nenhum momento apresentaram um profissional formado em João Pinheiro que tenha cometido um erro no exercício da profissão. Por que o Conselho Federal ou Regional de Enfermagem não faz a fiscalização rotineira em todas as unidades de saude do País e aplica as penalidades cabíveis às instituições que não seguem o que determina a Lei, ou seja, as atribuições que cada profissional tem, de acordo com sua formação. A função dos Conselhos não é apenas o de cobrar anuidade, mas de fiscalizar e proteger o profissional em suas atividades.

Outra coisa não dita na reportagem, é que o aluno não tem obrigação de fazer a prova do ENADE, apenas comparecer, assinar a lista de presença, para receber o histórico escolar e colar grau. Se houve boicote de  alunos, entregando a prova em branco, a nota da escola foi baixa e isso tem acontecido em várias faculdades do Brasil. Foi noticiado pela imprensa nacional o boicote ao ENADE de alunos das Universidades Federais do Rio, Minas, São Paulo e da cidade de Campinas.  A única coisa que condeno a FCJP, foi não ter preparado sua representante para a entrevista, pois, ela não tinha sequer a informação de quantos professores atuam na faculdade de  enfermagem, mas, de resto tenho minhas dúvidas quanto ao objetivo dessa reportagem.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez venho deixar minha opinião nesse espaço de mensagens inteligentes e polêmicas, sou aluno da Faculdade Cidade de João Pinheiro, e foi uma surpresa para mim quando me matriculei nesta faculdade e fui surpreendido com a estrutura física, jé que sou remanejado de outra faculdade. A meu ver quem faz a faculdade é o aluno, os conteúdos são ministrados e o aluno concorre no mercado com que absorveu dos professores nas suas respectivas graduações. Certo outra coisa são os boicotes já mencionados que diga-se de passagem a FCJP foi vítima de um boicote de seus formandos no curso de enfermagem. Pergunto - Você colou grau já está com seu diploma, voltaria para fazer a prova do ENADE? Porque tanta perseguição na referida Faculdade, já que faculdades vizinhas patrocinam até churrasco para quem faz a tão temida prova do Enade, porque não investigar os erros médicos que são muito mais dos que os dos profissionais de enfermagem, e é uma classe acima da Enfermagem? A FCJP tem um papel importante na sociedade pinheirense com seus projetos voltados para beneficiar a mesma, como ja disse sou remanejado de uma faculdade a 100 km de João Pinheiro corri risco de vida em determinadas viagens é tão cômodo estudar dentro de nossa cidade. É um desabafo mas aprovaram o curso de Agronomia na FINOM, a qual teve minha matricula por 5 períodos, e o que era intrigante é que como aprovaram esse curso sem a faculdade dispor de uma Fazenda para aulas adquirida 2 anos e meio apos a abertura do curso, isso foi investigado? Não estou defendo a FCJP o que é errado tem que ser corrigido, mas tem muita coisa errada acima do curso de Enfermagem da FCJP e em outro lugares do Brasil que precisam ser investigados...Você não vê a imprensa sensacionalista promovendo, investindo ou pelo menos patrocinando uma iniciativa das escolas. MAS ESSA REPORTAGEM SENSACIONALISTA TEM O APOIO DAS ORGANIZAÇÕES ROBERTO MARINHO - REDE GLOBO DE TELEVISÃO...

Anônimo disse...

Comentários...
Gostaria de salientar a Faculdade Cidade de João Pinheiro que os administradores deve contratar uma coordenadora que tenha experiência de outras faculdades em coordenação.Tem muitas profissionais
enfermeiras muito competentes,e que pode fazer a diferença desse curso"salvar a Patria".Não é hora de pensar em economizar, é o nome da faculdade que está em jogo.Tem que cobrar mais do aluno,REPROVAR se for o caso,contratar mais professores com mestrado .Não deixar o aluno chegar no campo de estágio sem saber anatomia e fisiologia. Então o que tenho a dizer é que tá faltando gerenciamento,tá perdendo o controle,e coordenar um curso é bem mais complexo,vcs estão dando mole de mais pra aluno aí.
E o que a Globo disse é a pura verdade,não adianta defender.

Anônimo disse...

Sou estudante FCJP,e a mesma nâo ê como falam o Fantastico.Vamos deixar o sensacionalismo de lado,pois tem tantas coisas erradas por ai e acaba ficando por baixo dos panos.

Anônimo disse...

Inialmente gostaria de parabenlizar a mestre Janeska que teve a ideia e criar este blogs - Eu acompanhei a reportagem da toda poderosa rede globo pelo oFantastico, fiquei um tanto receoso quanto a intenção da denúncia quando escolheu apenas uma faculdade do interior de minas, bom mais vamos voltar um pouco nos ultimos dias vem aparecendo varias reportagem relacionado a saúde no Brasil que mostra as mazelas mais não indica a razão das causas e problemas enfrentados pelos gestores e todos nos que usa o sistema público de saúde que os mais interessados não tem o conhecimento dos principios do SUS, inclusivo devido a falta de comunicação que ajuda os usuários a defender a saúde como um bem necessário e deve atender a todos e a elite capitalista donos dos planos privados e a propria rede golobo não gostaria de ver o SUS realmente funcionado de verdade.
Vamos situar na denúncia da faculdade monstrada conforme os comentarios já postados e realmente de estranhar que uma reportagem pontua apenas uma faculdade e por sinal em uma cidade do interior! nos que militamos em defesa do Sistema Único de Saúde sabemos e denunciamos o tempo todo nso conselhos e conferências a formação dos profissionais que trabalha na saúde em todo Brasil, desde seus curriculos e nas condições encontradas pelos discentes na maioria das faculdades que abre todos os dias e não tem acompanhamento dos orgãos oficiais e de fomentos ate por que a saúde dos brasileiros ainda não prioridade dos governos e da propria sociedade, agora mesmo estranhando e ficando na duvida quanto a reportagem e se basiando na avaliação dos comentários anteriores e como não conheço a faculdade não posso fazer juiz de valor pontual a essa faculdade mas, se os docentes desta faculdade tiver o perfil da coordenadora que deu a entrevista e tenho minhas duvidas quanto a qualidade no ensino que disponhe para formar profissionais de saúde, fica ai o desafio para outros comentar com conhecimento.

Veridiano

Leonel Roch disse...

Com MUITO respeito, comentarei a reportagem que assisti no domingo. Antes, gostaria de fazer brevíssimo histórico para basear minha opinião. Eu nasci na cidade, em família extremamente pobre, consegui sair, estudar em Universidades Federais, felizmente, já que não teria qualquer condição de pagar Curso Superior em lugar algum. Fiz política estudantil. Conheço a realidade da (falta de) educação brasileira, posto que fui professor também.
Comento sempre os assuntos propostos de maneira brilhante pela Janeska e ela jamais censurou as minhas ideias.
Por isso, sei que lerão aqui o que penso a respeito dessa Faculdade. Eu conheço pessoas que estudaram nela e que hoje, fora de João Pinheiro, estão situadíssimas em vários lugares. Tenho parentes que estudam nela também. A qualidade (boa ou ruim) do estudante não está ligada à Instituição em que ele se forma. A formação é um conjunto de fatores. Insisto que tenho enorme respeito por todas as opiniões (essa é a minha obrigação), mas não há qualquer exagero ou sensacionalismo no que o Burnier, o repórter, apresentou; ao contrário, segundo um ex-aluno do Curso de Educação Física dessa Faculdade, a realidade dessa IES (Instituição de Ensino Superior) é essa mesmo e atinge todos os Cursos.
A produção do "Fantástico" consultou resultados PÚBLICOS de avaliação do INEP-MEC (http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos) e, por isso, descobriu a Faculdade Cidade de João Pinheiro, que é, sim, das piores do Brasil. Fato é fato. Não se deve ter vergonha disso. Saídas devem ser buscadas.
No período em que foi melhor avaliada, a Faculdade obteve o ICG - Índice Geral de Cursos de 172, que varia de 0 a 500. Logo, insisto, a reportagem mostrou a realidade. Como pinheirenses que somos, devemos apoiar sempre a existência de Faculdades, Escolas Técnicas, Centros de Ensino Especializado, Escolas Públicas de Excelência, mas antes, mister se faz que discutamos a necessidade de qualificação das pessoas que dirigem e ensinam!
A minha divergência com os comentários aqui postados está, como já disse, baseada nos relatos de ex-estudantes, atuais estudantes e nos relatórios do INEP-MEC.
Sugiro, humildemente, que os proprietários da Instituição retirem boas lições dessa celeuma e que atuem para que as melhorias necessárias sejam efetuadas. É salutar que saibamos dos nossos limites e que busquemos expandi-los com a necessária humildade. Perdoem-me a extrema franqueza. Faço votos de bons resultados nas próximas avaliações! Em frente sempre!

Anônimo disse...

Pessoal de João Pinheiro não deixem essa faculdade fechar.Mude essa coordenadora,contrate professores e supervisores qualificados....

Anônimo disse...

Gostaria de deixar a minha opinião como professora na área da educação.Se é somente o curso de enfermagem que tá sujando o nome da faculdade,não tem outra opção, ou acabe com o curso ou mude os professores,ou seja todo esse pessoal que gerencia o curso.Ou vcs acham que ainda podem salvar a pátria tapando o sol com a peneira.
Os alunos que se formaram aí já estão sofrendo preconceito,e os que ainda vão se formar não vão conseguir emprego.Agora quem pensava em fazer enfermagem aí pode tirar o cavalinho da chuva,procura outra faculdade, esta em rede nacional...Agora é uma pena um predio com uma estrutura dessa fechar por causa de professores e coordenadores sem responsabilidade,deixa o aluno passar sem saber nada.Não sei o que acontece mas tem aluno fazendo prova para o colega , e o professor não Vê nada.....

Anônimo disse...

Por favor senhores ENFERMEIROS e demais profissionais de Enfermagem, vamos agradecer ao fantástico por terem exposto a enfermagem como uma categoria sem valor, como se já não bastasse as 40 horas semanais, salários inferiores a todas as categorias da saúde de nivel superior, gestores equivocados e péssimas condições de trabalho...Só esqueceram de falar uma coisa: sem a enfermagem não existe reabilitação. Carregamos a saúde pública nas costas e ainda assim somos notícia apenas quando há erro ( e alguém questionou os "porquês" desses erros?) Ao Presidente do Cofen nosso muito obrigado, pois o assunto "luta pelas 30 horas semanais" nem foi comentado, mas eleições obrigatórias, multas altíssimas se não votar e mensalidade de registro de classe quase impagáveis que não condizem com os proventos da categoria, esses sim nunca são esquecidos DEVEMOS RESSALTAR QUE APESAR DOS ERROS OCORRIDOS AINDA EXISTEM INÚMEROS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE SE DEDICAM ARDUAMENTE À PROFISSÃO, ESTUDAM DURANTE ANOS PARA SE ESPECIALIZAR, REALIZAM ABORDAGEM HOLÍSTICA DE SEUS PACIENTES E OS ASSISTEM COM ATENÇÃO E QUALIDADE.... VAMOS DAR VALOR A NOSSA TÃO IMPORTANTE PROFISSÃO: AMO O QUE FAÇO E FAÇO COM PRAZER E MUITA DEDICAÇÃO!!!!!!..

Anônimo disse...

Faculdade Cidade de joão pinheiro,em resposta ao comunicado hoje no horario nobre na rede Globo a respeito dos alunos que se formaram aí"vcs esqueceram que tem materia em rede nacional falando do caso ANA PAULA e Ludiane GAIA,da cidade de TRES MARIAS, elas se formaram aí.
Todas as enfermeiras que não conseguirem enprego vamos nos acolher no hospital desta cidade.
Lá elas teram um salario de 8.000,00 reais.